quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pensamentos sãos, alma sã




Depois de algum tempo sumida, volto a escrever nesse blog.  E, hoje, venho escrever sobre coisas que venho aprendendo.
Venho aprendendo que as alegrias da vida vêm das pequenas coisas, venho aprendendo que momentos têm que ser valorizados com mais cuidado, que são poucas as pessoas que realmente fazem diferença em nossa vida, que não há maior estupidez que a acomodação, que temos duas opções na vida pra que seja realmente prazeroso viver: aceitar ou mudar.
Hoje, peço a Deus que eu tenha discernimento pra enxergar seus ensinamentos com menos petulância e mais humildade. Rezo a Deus que eu saiba aprender no meu dia a dia com tudo que Ele permite acontecer em minha vida. Eu realmente me entrego em suas mãos, todos os dias, por amor pra que eu não precise da dor pra ouvir a Sua voz.
Em minha pouca idade, sei que o caminho ainda é longo a percorrer, mas eu já carrego em mim uma lição: viver é tão fácil, nós dificultamos tanto. Deus é tão generoso conosco todos os dias mas nós insistimos em desejar apenas o que não temos. A grama do vizinho sempre tem que ser mais verde que a nossa.  Vivemos numa insatisfação diária e deixamos de apreciar coisas tão simples do dia a dia, deixamos passar momentos que podem fazer sentir em nós uma paz tão profunda que muitos jamais vão conhecer.
Hoje, abri meus olhos de madrugada e vi meu marido segurando meu bebê em seus braços.  Naquele momento, aquilo me fez sentir a mulher mais privilegiada de todas,  meus olhos se encheram de lágrimas e eu adormeci com uma grande paz dentro de mim.
Falando assim, parece que a minha vida não tem mais problemas. Meu Deus, que ironia,  tenho problemas e mais problemas, todos os dias. Vivemos driblando as mazelas do dia a dia. Mas, isso não é um privilégio meu. Todos nós temos problemas.  Eu só decidi não dar tanta importância a eles como já dei. Decidi deixar de agir com tamanha estupidez e fazer todo dia a mesma coisa, esperando um resultado diferente. Decidi que problemas são pra ser resolvidos ou aceitos quando não tem solução. Eu só decidi que não sou feita de problemas e que não quero falar deles.
Tenho meditado muito e sinto uma mensagem diária do meu coração. Palavras e pensamentos positivos fazem de nossa mente e coração positivos. Palavras e sentimentos negativos só podem gerar em nós coisas ruins. E não é óbvio isso? Mas, na prática, é difícil... Então tem que haver treinamento.  E, com o tempo, se torna um hábito.
Quando olhamos pra pessoas doces, singelas, mansas de coração, somos tentados a duvidar da verdade daquela atitude. Mas, não façamos isso. Isso existe. É só praticar. Vamos meditar, sempre com sentimentos bons, palavras boas, pensamentos  positivos.  E, acreditem, vai fazer muita diferença... Com o tempo, você percebe que suas atitudes mudam espontaneamente.
Vamos aprender a valorizar aquele minuto de silêncio num dia agitado, um sorriso que um desconhecido nos dá, um dia ensolarado, aquele cochilinho depois do almoço, um pedido de desculpas do seu marido, aquele banho demorado e tão raro, aquela sobremesa dos deuses... Vale qualquer coisa, isso não é clichê. É deixar de empurrar a vida com a barriga e passar a perceber que a vida tem um significado muito importante, que a paz na alma não é supervalorizada, que só teremos uma vida saudável tendo uma mente saudável.

Essa é uma das lições que venho aprendendo e praticando no meu dia a dia. Então, aqui está a explicação pra você que duvida da minha paz, pra você que não entende meu  comportamento diferente, pra você que gostaria de saber de onde vêm minha alegria. A boca fala do que sente o coração e o coração absorve daquilo que alimentamos a nossa mente. 

Um comentário:

marcia rosane disse...

Lindo, lindo, lindo......sei q vive o q escreve ,porque te observo e admiro, e com isso cresci e como mãe e como pessoa...bj,bj,bj
l