quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras" (Lao-Tsé)


Acontecimentos da vida nos fazem refletir, só assim podemos aprender com eles. Hoje, reflito no seguinte: seja qual for a história, sejam quais forem os personagens, toda história tem dois lados.
Nunca ouvi uma história com apenas uma versão. Certos ou errados, até mesmos os réus têm direito a palavra.
Não existe uma verdade absoluta e única, por mais atraente que ela seja. Existem fatos que a vida nunca poderia provar, existem aqueles que sabem bem dissimular, armar o ambiente perfeito, e ainda saírem como se não fizessem parte da história.
Qualquer criatura com o mínimo de inteligência, se não se deixar levar pela emoção, percebe que é impossível que qualquer história só tenha uma maneira de ser contada. Principalmente, quando existe culpa envolvida... Obviamente, existem vítimas, não estou contrariando algo que é fato. Muitos pagam sim pelo erro de outro, muitos sim sofrem pelo erro de outro. Estou apenas afirmando que, muitas vezes, as vítimas não são bem as que se apresentam como tais... E quantas vezes, no final de um julgamento, a vítima se tornou também um réu...
Veja bem que não tenho a intenção de aqui defender e muito menos dizer que a culpa não deve ser punida. Não quero aqui, de forma alguma, defender aqueles que cometem erros... Quero apenas fazer o que a vida me ensinou: ver as coisas por todos os ângulos possíveis, sentir a consciência tranquila de tentar não agir com injustiça... Um juri não ouve apenas um lado para definir o veredicto de nada. Mas, as pessoas vêem o que querem ver, acreditam no querem acreditar, talvez por ser mais conveniente, talvez por ingenuidade, muitas vezes porque a mágoa cega, e até mesmo porque enxergar a verdade pode ser muito mais doloroso do que fingir pra si mesmo a mentira.
Mas, Deus é transparente... É nele que eu creio, só Ele é justo. A verdade de Deus sempre aparece, sempre, mais cedo ou mais tarde. Deus faz máscaras cairem de forma a chocar até os mais incrédulos... Deus ama a todos com o mesmo amor e tem compaixão de uma mesma maneira. Que Pai permitiria que um filho fosse injustiçado, mesmo que esse filho seja culpado de algo, mesmo que esse filho tenha errado... Deus perdoa aqueles que se arrependem, de coração, e só Deus conhece o coração de cada um de nós.
Ninguém é digno de julgar ninguém... Como dizia o próprio Jesus Cristo: "Aquele que não tiver cometido pecado algum que atire a primeira pedra". Triste ver muitas pessoas apedrejando sem que o seu coração esteja, verdadeiramente, limpo, imaculado, sem culpa. Triste ver muitas pessoas apedrejando, causando destruição, intriga, sem a coragem de olhar nos olhos ao fazer isso. Triste ver quem consegue ter a consciência tranquila vendo o mal que está causando ao próximo, magoando corações, sem ter dado qualquer chance verdadeira de que algumas situações fossem resolvidas frente a frente, com dignidade, com integridade. A verdade não precisa ser escondida, mascarada, guardada, porque a verdade liberta... A verdade é a única resposta para todos os obstáculos da vida e quem diz a verdade diz olho no olho...
Não confio na justiça humana... Confio em Deus! Confio no Deus que é o único caminho, a única verdade e a única vida. Quando estamos magoados somos incapazes de racionalizar as coisas, mas Deus nos deu inteligência para que soubessemos resolver as "tempestades" da vida com sensatez, prudência, sagacidade e justiça...
Todos temos sim que pagar por nossos erros, mas, repito, todos... Não estou aqui, volto a dizer, pra defender erros de ninguém e, muito menos, justificá-los. Cada um sabe onde aperta o seu sapato, já dizia a sabedoria popular. A pena de cada um também não cabe a mim julgar, a própria vida se encarrega disso mais cedo ou mais tarde. Como dizia o grande Padre Léo, o céu ou o inferno somos nós mesmos que criamos em nossas vidas, depende da forma como agimos com nós mesmo ou com os que nos cercam.
Não existem meias verdades, como não existe uma só verdade em nada que envolve mais de um ser humano... O pior cego é aquele que não quer ver, não é mesmo? Tiro o chapéu, no pior dos sentidos, para quem consegue conviver diariamente com uma mentira, porque a mentira corrói, consome, envenena... Por isso, assim termino, que essa seja uma reflexão para cada um que estiver lendo: "A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela." (Winston Churchill)


2 comentários:

Paula disse...

Perfeito, perfeito...
E tem pessoas q são felizes assim...
=(

Anônimo disse...

Amei o texto, simplesmente lindo demais! E a mais pura verdade em tudo que escreveu! Está de parabéns pelas palavras. Marcelo me indicou a ler e ou estar sempre por aqui...suas palavras são verdadeiras e faz um bem enorme lê-las. Beijinhos! Fernanda Almeida