quarta-feira, 1 de junho de 2011

"O poder de Deus atinge o seu objetivo por meio da nossa fraqueza" (Padre Pio de Pietrelcina)


Hoje, fui me confessar... Acho que poucos saberão quão libertadora é esta expêriencia.
Li uma frase que dizia: "Todos os homens se enganam, mas só os grandes homens reconhecem que se enganaram". Uma das coisas mais humilhantes que existe é admitir o quanto fracos somos, o quanto pequenos somos, do que somos capazes de fazer. Olhar nos olhos de alguém e mostrar seus defeitos é mesmo uma facada em nossa vaidade, em nosso orgulho. Mas, fazer isso diante do olhar misericordioso de Deus, na figura do padre, é abrir o coração pra ser lavado, purificado, é deixar a paz tomar conta da nossa alma. Melhor ainda é não ser julgado, ser acolhido, ver Jesus abrir os braços pra você e dizer: "Bem vindo de volta, meu filho".
Tenho aprendido com as rasteiras da vida a não julgar ninguém, tenho dito pra mim mesma que todos somos capazes de fazer qualquer coisa, sem os dons com que o Espírito Santo nos ilumina. Mas, acho que, na verdade, não acreditamos mesmo que somos mesmo capazes de alguns erros, até cometê-los.
Existe uma diferença entre estar consciente e ser consciente. Se olharmos no dicionário, a primeira definição de consciência é "faculdade da razão julgar os próprios atos". Bem, até aí não significa que consciência é admitir um erro. Mas, até mesmo, no dicionário, encontramos essa definição: "ação que causa remorso". É aqui que eu levanto a questão do estar consciente ou ser consciente.
Estar consciente é fazer uso da razão ou da nossa capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos. Bem, isso exclui de culpa quem se mostra inconsciente ao fazer alguma coisa. Até mesmo, juridicamente falando, isso muda a maneira de ver as coisas. Mas, estou falando de consciência, das coisas que fazemos sabendo ser certo ou errado. Estou falando de cometer erros contra nós mesmos e, pior ainda, contra o próximo, conscientes disso.
O remorso, a culpa, o arrependimento está ligado definição de ser consciente. Ser consciente não é um estado momentâneo, ser consciente se refere a nossa maneira de existir. É aqui que eu sinto ainda mais grave os nossos erros...
Somos templo do Espírito Santo, que recebemos no batismo, Deus mora dentro do nosso corpo. Esse corpo que erra, que fraqueja, que cede as tentações do dia a dia... Deus não é um juiz que te julga culpado e lhe aplica uma pena. Ao fim de uma pena, por maior que ela tenha sido, você continuaria sendo culpado. Deus é aquele que põe a sua cabeça em seu ombro de Pai, ouve seus erros, e diz: "Vai em Paz, Eu te absolvo de todos os seus pecados, daqui por diante não volte mais a pecar". Isso é tão lindo que arrepia. Deus, simplesmente, limpa sua alma de toda e qualquer culpa. Pra Ele, não interessa mais o que aconteceu antes de você lhe entregar seus pecados. Ele abre um caminho inteiro pra você começar de novo... Ele apaga tudo aquilo e Ele pode fazer isso, basta que você mesmo se perdoe e não volte mais a cometer os mesmos erros.
Penso que existe uma festa no céu todo dia que alguém consegue ser liberto pela confissão. Confissão é reconciliação com Deus e com você mesmo. E não existe presente maior que poder se reconciliar com a sua vida... O Espírito Santo que habita está vibrando e faz meu corpo estremecer de tanta alegria. Hoje, olho para o céu e vejo o rosto de Deus sorridente e festejando o Seu encontro comigo. Mas, Deus é o pastor, eu sou uma ovelha que estava perdida, no meio de tantas outras que continuam ao lado dEle, mas, ainda assim, Ele voltou. Só pra me buscar.

Nenhum comentário: