sábado, 21 de maio de 2011

"O homem nunca sabe o que é capaz de fazer até tentar" (Charles Dickens)


Um mês após início de um desafio contra a balança, menos três quilos. Fácil? Nem um pouco... E,daqui pra frente, com certeza, será ainda mais difícil, já que a perda de peso diminui o ritmo, o corpo vai se adaptando a menor quantidade de calorias ingeridas. Agora, é necessário exercício, trabalho físico árduo pra conseguir queimar mais calorias. Duro isso... Você se abstém de tanta coisa e o resultado não é proporcional ao seu empenho.
Interessante comparar isso com tudo em nossa vida. Normalmente, as coisas que necessitam muito do nosso esforço são as que mais demoram pra apresentar algum resultado. Mas, vejo isso como algo bom. Se o resultado fosse rápido, provavelmente, iríamos parar por aí mesmo. Mas, a perseverança e a persitência fazem nascer novos hábitos, nos fortalecem, nos previnem de deixar o que conquistamos se perder, porque sabemos o quanto teríamos que fazer novamente.
Lembro de quando estava no início da faculdade, como era chato lidar apenas com os livros. Estávamos ansiosos pra praticar o que aprendíamos. Queríamos entrar logo em campo, queríamos manipular, ver o resultado de tanto estudo. Mas, não podíamos. Eram apenas livros, livros e mais livros. Tantos livros desinteressantes... Quantas vezes estudei apenas pra alcançar uma boa nota, sem dar importância ao que estava lendo. Noites inteiras de frente aos livros e, algumas vezes, ainda era reprovada e tinha que estudar aquelas matérias torturantes com ainda mais afinco. Mesmo na fase de praticar, tínhamos que ler, ler, ler... Cada vez mais matérias, mais livros. Eu pensava em que aquilo poderia me interessar, mas não era mais reprovada, porque a idéia de rever aquilo me enlouquecia. Alguns desistiram... A maioria perseverou, felizmente e, seis anos depois, pudemos comemorar o resultado final de tantos sacríficios. E, sabe, hoje, ao ser questionada por um paciente, me pego respondendo o que nem sabia estar guardado na minha memória. Aquela matéria chata que me fez passar noites acordada, me ajuda a tomar muitas das decisões importantes de momentos cruciais no meu trabalho.
Vai demorar pra que eu volte a ter o peso que tinha antes, vai demorar pra ver o resultado final desse desafio. Mas, estou reaprendendo a me cuidar, estou reaprendendo a trabalhar as minhas emoções, estou reaprendendo a valorizar quem eu sou e, principalmente, a impor os meus limites, estou reapreendendo a me alimentar. Sei que não vou mais vacilar, não quero ter que passar por esse processo de novo. O que hoje está sendo sacrifício, com o tempo será hábito, e, quando eu menos esperar, fará parte da minha rotina, sem que eu sinta estar me abstendo de nada. E, eu estarei mantendo o meu peso, naturalmente.
Posso dizer, aquilo que exige a maior perseverança e persistência são as grandes vitórias da nossa vida, porque são as vitórias que se plantam com raízes fortes. Como eu li uma vez: "a experiência é uma chama que só ilumina queimando".
E, nossa, como já vale a pena esse primeiro passo... Como já aumentou a minha auto-estima, a minha disposição. Como o meu corpo está aprendendo com a minha mente. Que venham os próximos passos... Sei que o resultado final será como o esperado. Porque quem não espera vencer, já está vencido.

Nenhum comentário: