segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Escolher é excluir" (Henri Bergson)


Algumas vezes, e não estou afirmando que isso é necessário, acabamos por tomar um certo caminho que não estava planejado, não era esperado, seja isso certo ou errado, simplesmente fazemos algo que está fora do marcapasso da nossa vida. De alguma forma milagrosa, já que Deus usa de quaisquer de nossas atitudes pra nos ensinar, isso pode acabar transformando sua vida em algo melhor.
Não sei se me faço entender... Quero dizer que "mesmo um erro pode se tornar uma coisa necessária para uma valiosa realização temporária", citando a grande mente do notável empreendedor, Henry Ford. E, acredito que realizar aqui não remete a prazer, remete a um acontecimento, mesmo que temporário, valioso, porque pode ser apenas o "ponta-pé" de algo grandioso.
Comecei citando o que não é novidade pra ninguém: "Escolher é excluir". E isso é sempre, sem meio termo. Cada vez que você escolhe ir por um caminho, está excluindo outro. Cada vez que você escolhe uma direção, está excluindo a outra. E excluir é perder... Perder mesmo. Perder o amor, perder o respeito, perder o valor, perder oportunidades únicas, perder a liberdade, perder o sentido de viver, perder a alegria, perder a juventude, perder o amor próprio, perder amigos, perder até mesmo tudo. Mas, perder algumas coisas também pode significar ganhar outras. Você pode estar ganhando conhecimento, experiência, bases pra fazer novas escolhas. Você pode ter excluído a vaidade, o orgulho, a soberba, o egoísmo, a corrupção, a mentira. Você pode ganhar auto-estima, vitalidade, qualidade de vida.
Seja como for, quando Henry Ford afirmou que mesmo um erro pode nos levar a uma realização, talvez estivesse ensinando que mesmo quando você escolhe algo errado, excluindo o certo, mesmo quando você escolhe uma direção inesperada e exclui a direção programada, mesmo quando você escolhe o fácil e exclui o importante, acredito que existe uma chance de isso ter sido um passo valioso na sua vida. Talvez, desnecessário, mas valioso, porque houve experiência. E a experiência pode ser a diretriz de nossas melhores escolhas.
Desafio a vida a me apresentar alguém que tenha tudo, realmente tudo. Sempre teremos que abrir mão de algo na vida por outra que julgamos ser mais importante. Isso não significa que o que escolhemos mais importante é o melhor pra nós, significa que cada um tem a sua própria balança e o peso das coisas não é o mesmo pra todo mundo.
Todo mundo deve guardar em seu coração a dúvida da escolha que fez ao ter excluído algo irrecuperável, algum dia na vida. E será que se pudéssemos ter isso de volta, não passaríamos a nos questionar por ter que renunciar o que temos nesse momento?
Tento interpretar essa frase da minha maneira, neste momento, mas, pode ser que ela realmente esteja querendo dizer que mesmo consciente de um erro, vale o prazer. Talvez ele tenha explicitado que um erro tenha sido o caminho pra que você experimentasse daquele imenso prazer momentâneo que fez valer o resto da sua vida. Quem pode afinal responder a isso com certeza? Como eu disse, todos temos nossas balanças... E quem pode comparar pesos em balanças diferentes?
Só desejo que fique a lição de que escolher é excluir, interprete, cada um, da maneira que quiser.

Nenhum comentário: