sábado, 2 de outubro de 2010

Senhor, quantas vezes devo perdoar?


Devemos perdoar sempre... E perdoar é perdoar mesmo, pelo mesmo motivo, muitas vezes e todos os dias. Isso não é fácil, lógico que não é. Mas, o amor nos move a fazer isso, só o amor nos permite sentir a necessidade de perdoar. Quando abrimos nosso coração para amar o outro por inteiro, conseguimos estender a mão ao invés de julgar, conseguimos compreender e, após um abraço forte, começar de novo.
Se a decepção que as pessoas nos causam faz doer o nosso coração, imaginemos o quanto machucamos a Deus, todos os dias, o tempo inteiro. Mas, Ele nos perdoa, sempre e por qualquer motivo. Deus nos ama e esse amor faz com Ele se compadeça de nossa miséria. Nem conseguimos imaginar viver sem o perdão de Deus, sem a chance de tentar de novo. Como podemos, então, negar isso ao nosso próximo?
Nada dói mais que o arrependimento. Carregar um arrependimento sem ter ao mínimo a chance de fazer diferente é tornar a vida um grande túnel sem saída. Viver sem perdão é caminhar por um túnel escuro, sufocados, sem ar, sabendo que nunca enxergaremos o fim, porque não existe saída. Essa é sensação de viver sem perdão. Como podemos permitir que as pessoas a nossa volta sintam isso, sem ao menos tentar nos pôr no lugar delas?
Perdoar não significa esquecer. Perdoar não significa permitir que o outro continue nos causando a mesma dor, perdoar não significa continuar a admitir a mesma decepção todos os dias, perdoar não é aceitação. Perdoar é permitir paz a quem se arrepende, perdoar significa se doar a quem precisa de ajuda para mudar. Perdoar é olhar para o outro com piedade e perceber o quanto é difícil para muitos deixar de cometer um erro. Perdoar é deixar de esperar que o outro seja mais do que pode ser. Perdoar é entender que o outro não escolheu te decepcionar, muitas vezes ele está dando tudo que tem pra não fazer isso. Perdoar é deixar orgulho de lado e apenas ser humano. Perdoar é enxergar no outro o que gostaríamos que Deus enxergue em nós.
Talvez, quem esteja lendo pense que quem escreve não imagine o que você esteja passando e não entenda a sua dificuldade de perdoar. Eu não escrevo sobre o que não vivencio. Escrever, pra mim, é fazer uma grande oração a Deus. Peço a Deus todos os dias a capacidade de perdoar, a força pra não julgar, peço que o meu orgulho seja curado e que eu aprenda a amar como Ele nos ama. Eu vivencio o perdão, todos os dias. Sei do que estou dizendo, sei o que é cansar de perdoar, sei o que é perdoar todos os dias pelo mesmo motivo, sei o que é ficar decepcionada e desejar desistir, sei o que é sentir uma dor tão forte e ser tomada por ira, sei o que é ver o meu orgulho e amor próprio despedaçado.
Sou humana e tenho aprendido na dificuldade. Dificuldade sim, sofrimento sim, porque Deus me olhou com misericórdia, me amou e me escolheu. Isso é lindo demais... É lindo demais ser escolhido por Deus, ter a chance de ser instrumento da graça de Deus aos nossos próximos e não podemos dizer não a isso. É óbvio que não é fácil, mas vale a pena. Somos adestrados a viver no orgulho e na vaidade. Somos intitulados bobos se somos capazes de perdoar, e, muito pelo contrário, perdoar nos torna gradiosos. O perdão restaura mais a quem perdoa do quem é perdoado. O perdão transforma o nosso coração. O perdão nos faz crescer. O perdão toca o coração de Deus e faz com que Ele nos olhe com compaixão.
Precisamos ter essa mesma compaixão por nossos irmãos, porque nós mesmos rezamos a Deus: "Perdoai as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Olhemos para o próximo como esperamos que Deus olhe por nós. Tenhamos coragem de dar paz ao coração do outro, tenhamos coragem de permitir ao outro recomeçar, tenhamos coragem de AMAR.Pois como dizia Gandhi com muita sabedoria: "O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte."

Nenhum comentário: