terça-feira, 2 de março de 2010

“Não faça da sua vida um rascunho, pois pode não dar tempo de passar a limpo”.(André Rossats)



O que é um rascunho? É algo que você pode esboçar, fazer do jeito que vem a cabeça, alterar quantas vezes quiser. E mais, pode amassar, jogar fora e fazer de novo.
A vida não é assim. A gente só tem uma chance de fazer certo. E além do mais, não se vive sozinho. A nossa vida faz parte de um universo maior, do qual fazem parte as vidas de outras pessoas.
E, por isso, eu digo, a mim mesma, todos os dias: Cuidado! Cuidado com o que você faz ou fala. Cuidado com suas decisões. Cuidado com o que você dá mais importância. Cuidado com os sentimentos das pessoas. Cuidado com o que você deixa de fazer. Cuidado com os momentos que você deixa passar.
Nossa vida está rodeada de pessoas e momentos. E muitas vezes, não damos importância a isso, como se existisse apenas o meu mundo, o meu momento e o meu “umbigo”.
A vida não é um rascunho. Pense um pouco mais, pense que você não está sozinho. Mesmo que você deseje isso, não é assim. As suas atitudes, as suas escolhas envolvem outras pessoas. Você é a capaz de construir ou destruir a vida de outras pessoas com suas atitudes.
Cuidado com o sentimento das pessoas. Não pense apenas nos seus próprios sentimentos. Muitas vezes você pode causar mágoas que não se apagam. Como você pode conviver com a idéia de ter magoado muito alguém como se fosse algo sem importância alguma? Cuidado com o que diz, mesmo num momento de fraqueza. Cuidado com as injustiças que você vê e não impede. Cuidado com o que pensa ao olhar para as pessoas, não julgue, certamente você será injusto, você não conhece a sua história, muito menos o seu coração. Respeite o seu próximo, tenha mais tolerância, não use o outro como se fosse um objeto que se pode trocar porque isso machuca muito, cuidado com o que fala da vida dos outros. Quanta crueldade existe em disseminar a maledicência, permitir que o seu próximo seja exposto e, muitas vezes, de forma mentirosa e venenosa.
Se ponha no lugar do outro e não faça o que não gostariam que fizessem a você. Olhe para os outros como se visse a você mesmo. Se sua vida não é um rascunho, não faça com que a vida das outras pessoas seja. Nem sempre vai dar tempo pra que elas passem a limpo...Pense nisso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, como isso acontece! As pessoas vão vivendo suas vidas independente de tudo o mais que possa afetar as outras que estão ao seu redor...E estas acabam sofrendo as conseqüências...
Sejamos humanos errando, mas humildes para detectar nossos erros antes que eles possam afetar os outros...
Acho que também por aí já sofremos muitas consequencias, não é?!
Quantas vezes pensamos nas pessoas e deixamos de fazer determinadas coisas? E muitas vezes acabamos sofrendo as consequencias das inconsequencias dos outros...
Porém, isso não é motivos para vinganças ou algo parecido, não é, amiga? Aprendi isso contigo: rezemos por quem nos magoa, nos ofende...
E vamos vivendo... ora perdoando, ora pensando antes de magoar os outros que assim nos fizeram...
Bjinhos:
Tati