sábado, 14 de maio de 2011

"Quando se deseja realmente dizer alguma coisa, as palavras são inúteis"


Em nossa sociedade, tristeza é sinal de fraqueza pra alguns, pra outros é falta de fé em Deus, alguns até consideram doença e querem nos medicar...
Estou triste muito triste, mas, nada disso é verdade. Não sou fraca, não sou derrotada, estou perdendo uma batalha sim, mas, enquanto eu não permitir, a guerra não terminou. Falta de fé em Deus é uma definição um tanto absurda, tenho uma fé miserável e cheia de falhas, mas espero e clamo pela misericórdia do Senhor todo, todo dia. Sem Deus nada sou... Doença? Nem toda tristeza é depressão, pelo amor de Deus. Me reservo o direito de chorar, de me sentir triste, de estar abatida, de desejar ficar sozinha, por agora, e remédio nenhum pode fazer isso passar, neste momento.
Passo os dias sendo responsável, cumprindo compromissos, sendo gentil, sorrindo, servindo... Mas, dentro do meu coração, eu posso ser quem eu quiser nesse instante. E, nesse momento, meu coração está chorando. Estar triste não faz de mim ingrata pelas coisas que eu tenho e não vou carregar essa culpa. Estar triste não pode ser um mau exemplo pra quem acredita que Deus é o Deus do impossível para toda e qualquer situação. Estar triste só significa que, algumas vezes, dói demais.
Quando estamos acamados por qualquer enfermidade, não conseguimos levantar, por mais que desejemos isso. Mesmo que a visita mais esperada bata a nossa porta, não conseguimos estar com a aparência de que gostaríamos ser vistos. Quando estamos enfermos, nosso olhar demonstra isso, porque a dor é visível. Eu não estou enferma fisicamente, mas meu coração está ferido. Meu rosto está sorrindo, mas o meu coração está sofrido e, aqui, dentro de mim, isso é visível. Dói, dói muito... E não há remédio que possa fazer essa dor passar agora. Primeiro, a ferida precisa cicatrizar.
Não posso carregar mais essa culpa... Não posso carregar a culpa dessa dor que eu estou sentindo agora. Me dizem pra esquecer... Como esquecer uma ferida aberta e sangrando? Como esquecer, meu Deus? Não me permita acreditar que foram meus próprios erros que me levaram a isso. Não me permita acreditar que a culpa é minha... Não me permita acreditar que sou responsável por essa dor tão forte.
Sou impotente diante a isso... Não me deixa acreditar que poderia ser diferente se não fosse por minha própria responsabilidade. Não me deixa acreditar que eu poderia ter feito diferente. Eu não consigo, eu simplesmente não consigo fazer acontecer...
Reconheço cada erro, cada decisão inacertada, cada defeito que ainda eu não pude consertar em mim... Mas, sei que o Senhor não é um Deus que pune. Sei que o Senhor não permitira dor igual se não houvesse um propósito grandioso nisso. Como dói, Senhor, como dói... Como é ruim me sentir incapaz, incompleta... Como dói acreditar que parte de mim não funciona, é defeituosa.
Sei que o Senhor está comigo todos os dias... Vejo o Senhor a todo momento em minha vida, em minha familia, em meu trabalho, nas pessoas que estão a minha volta. Sei que o Senhor esteve presente nas decisões mais dificéis, e nas soluções mais acertadas. Sei que o Senhor me segura e me estende a cada vez que a vida me joga no chão. Mas, te imploro, alivia a minha culpa por estar triste... Eu só estou triste porque a dor está insuportável... Eu só preciso de tempo pra conseguir levantar.
Como eu me sinto incapaz quando me sinto responsável, como se algo que eu fizesse pudesse mudar tudo isso, e eu simplesmente não consigo fazer... Se a solução é esquecer, não consigo passar neste teste. Meu Deus, será que ninguém vê que eu faria qualquer coisa pra mudar tudo isso? Mas, se a solução é esquecer, faz doer ainda mais, me sinto culpada porque não consigo. Se a solução é tranquilizar meu corpo e a minha mente, outro fracasso... Jesus, Deus de misericórdia, como eu queria ter esse controle. A esperança faz a mente pensar o tempo todo, a falta de sucesso faz a alma cansar, as quedas machucam o coração e o corpo responde se defendendo de tanta agressão.
Palavras, palavras soltas que não significam nada... Palavras que não mudam nada. Palavras ditas pra aliviar o meu coração. Mas, são só palavras... Palavras que não mudam o que está acontecendo. Palavras que não fazem essa dor passar. Palavras que não dizem quem eu sou. Apenas, palavras, as palavras de hoje.
Como, um dia, disse o grande Manuel Bandeira: "Não te doas do meu silêncio. Estou cansado de todas as palavras".

2 comentários:

Janine disse...

Monica,
você sabe descrever muito bem os sentimentos, que nem sempre são somente seus, mas como você há muitos que se sentem assim também.
Que Deus acolha suas palavras como sementes e faça gerar muitos frutos.
Conte sempre comigo e com minhas orações.
Te amo, amiga!

Ana Paula UGF disse...

monica, como sempre vc me surpreende a cada postagem no seu blog. parabens pelas belas mensagens.
bjos