quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Quando alguém pensa que ainda pode aprender, progride espiritualmente; mas quando pensa que já sabe tudo, torna-se idiota." (Friedrich von Logau)


Normalmente, escrevo sobre coisas de modo geral, mas, hoje, vou dissecar meu coração. Nem tudo que se vê sobre nós mostra que realmente somos... Já tive vergonha de ser eu, tive sim. Hoje, sou essa Mônica, queiram vocês ou não. Sou Mônica com orgulho de quem caiu e levantou, orgulho de quem errou e aprendeu, orgulho de quem cresce a cada dia um pouco mais sendo agradável ou não, orgulho de quem acredita de que a vida é feita pra nos ensinar a ser pessoas melhores...
Existem momentos em minha vida em que eu acabo regredindo. Consigo subir um degrau e acabo descendo dois... Não sei se acontece com todo mundo ou só comigo. Sei que isso me fere... Muitas vezes, pensei em continuar aqui embaixo, mas tenho um extinto de luta tão forte que não consigo.
Sabe, desistir é confortável... Mas, por favor, o comodismo me causa urticária, literalmente. Ver a vida acontecendo e ficar de fora, lamentando, é como prender a respiração e sentir a angústia de precisar de ar.
Meu Deus, viver não é fácil. Tenho tantos problemas que, neste momento, meu corpo está respondendo a isso. Acho que, quando não damos muito atenção as nossas emoções, o corpo acaba reclamando. É quase uma defesa... Nos dois últimos anos, engordei mais de 10 quilos. Não me orgulho de dizer isso, me machuca. Dói olhar para o espelho e não me reconhecer. Assim me sinto... Meu corpo mudou, mas a foto gravada na minha mente é outra.
Cobrança? Sempre... Há alguns anos, eu era cobrada por ser magra demais. Que ironia do destino. Fui cobrada por não ser a melhor aluna, fui cobrada por ter dificuldade de passar no vestibular, fui cobrada por não ter namorado, fui cobrada por falar besteira demais. Fui cobrada, fui julgada, fui magoada. Vi e ouvi coisas que meu coração tenta esquecer, sempre. Perdoei, perdoei de coração. Mas, a memória muitas vezes é traiçoeira. Meu corpo, hoje, responde a muitas coisas que a minha mente guardou... É hora de superar, superar de vez. Superar pessoas, superar momentos. É hora de deixar o medo de lado e estufar o peito ao dizer não. É hora de olhar para o espelho e ter força de vontade de voltar a ser a Mônica que eu posso ser. É hora de, literalmente, me danar para os outros e viver a minha vida e os meus problemas sem permitir julgamento, sem permitir que opniões maldosas me arranhem.
Meu corpo está respondendo aos problemas que enfrento todos, todos os dias. Tenho certeza de que quem me olha nem imagina a luta que eu travo diariamente... Meu corpo respondeu com hipertensão, com ganho de peso, com infecções, com depressão, com aborto. Meu corpo cansou... Vivo em um labirinto, ainda não encontrei a saída. Ando driblando tantos obstáculos... Mas, sou uma guerreira, sou uma vencedora. Cheguei até aqui... Conquistei tanto. Deus venceu em tudo na minha vida.
Erro todo dia... Todo dia, antes de deitar, penso que poderia ter feito algo de forma diferente. Acordo pensando em não cometer os mesmos erros, mas faço tudo de novo. Isso não me impede de acreditar que farei diferente no próximo dia. Digo e pensos coisas que não deveria pensar... Peco contra mim mesma, antes de tudo. Me arrependo. Volto a pecar. Deus conhece os meus erros e a minha vontade de deixar de errar.
Sou uma fortaleza pra muitas coisas e tão frágil pra outras... Mudar é a coisa mais difícil que já tentei em toda a minha vida... Já passei por provas de fogo. Já vi coisas que deixaram o meu coração despedaçado. Já enfrentei gigantes na minha vida. E, nada, nada foi mais difícil que mudar. É o meu desafio...
Hoje, meu desafio é perder peso. Não é só vaidade. É saúde, auto-estima. Impressionante como a mente trabalha. Passar por esse desafio me remete a outros desafios que enfrentei em minha vida e, sem que eu perceba, me faz chorar... Ninguém sabe disso quando me olha com olhar de crítica, ninguém sabe disso quando faz uma piada sem graça. Ninguém sabe disso quando pensa ser algo bobo ou sem importância. É um desafio... Não posso dizer não a esse desafio, nunca desisti de nada que foi importante pra mim, mesmo nas vezes que eu saí tão machucada...
Desci um degrau, preciso subir dois. Mas, vou conseguir... A vida precisa me ensinar mais uma vez e eu preciso permitir. Essa sou eu... Parte de uma Mônica que ninguém conhece... Parte de uma Mônica que muitos jamais conhecerão... E que saber? Que se dane... Hoje, eu consegui levantar. Hoje, eu aceitei o desafio de cuidar do meu corpo e da minha mente. Hoje, eu já perdi peso. Hoje, eu posso dizer que estou vencendo e aprendendo. Hoje, eu me orgulhei de mim e, aqui exponho o meu coração... Eu escolhi sobreviver e já começo a respirar. Porque, hoje, o espelho voltou a brilhar com o meu reflexo...

Um comentário:

Janine disse...

Amiga,
sempre fico emocionada ao ler suas palavras sempre tão sinceras.
Você disse tudo: você é uma guerreira, uma vencedora!!!!!
Somos muito parecidas... cada frase sua que leio parece ter sido comigo, e isso me dá ainda mais a sensação de querer estar perto (mesmo que não fisicamente) e poder dizer: estou aqui.
Siga em frente ancorada pelo Pai!
Te amo!!!
Bjão