terça-feira, 9 de março de 2010

"Deus é o invisível evidente" (Vitor Hugo)




Falar em vontade de Deus é muito vago quando se resume a: “Que seja feita a vossa vontade”. Se essa frase fosse satisfatória por ela mesma, a promessa de que “tudo que pedíssemos com fé, nos seria dado” seria mentira, não é? Não poderíamos sonhar, ter desejos, porque, se não fosse vontade de Deus, simplesmente, não aconteceria. Pedir, então, não adiantaria mesmo. Pensar assim é ver Deus como um ditador e não como pai.
A única vontade de Deus é que nós sejamos felizes. Dizer "Que seja feita a vossa vontade" é aceitar que Ele só vai atender os nossos pedidos se eles nos forem fazer felizes.
Essa história de que “o tiver que ser será” é puro comodismo, é não ter que assumir uma postura de quem quer algo e não precisar lutar. Deus quer atender os nossos pedidos, mas quer que peçamos por isso, que peçamos incansavelmente por isso, porque é assim que se mostra o quanto se quer algo. A oração é a chave que abre o coração de Deus e é pela fé que enxergamos isso.
Fé não é só saber que Deus existe e pode mudar todas as coisas. Fé é acreditar nisso com a vida. Fé é acreditar na palavra de Deus e obedecer a seus mandamentos. Fé é mudar de vida pra viver na vontade de Deus. E fé é assumir a postura de quem acredita: Quem acredita que vai chover, não sai sem guarda-chuva.
Deus quer atender os nossos pedidos, mas ele não pode atendê-los se eles não forem nos fazer felizes e, muito menos, se eles não se referirem a nossa Salvação. Que Pai daria veneno ao filho mesmo que ele pedisse muito? E nós podemos mudar isso. Nós podemos mudar de vida e encaixar os nossos sonhos nos planos de Deus.
Não devemos mudar pra ser merecedores. Deus não nos atende conforme o nosso merecimento. Nós devemos mudar para que, ao receber essa graça, não façamos dela uma bola e a chutemos para longe. Que Pai daria um carro pra quem não sabe dirigir? Devemos mudar para que esse desejo realmente se encaixe nos planos de Deus de nos fazer felizes e de nos salvar.
Nem tudo que nos acontece é vontade de Deus. Deus não predestina nada. Se tudo fosse vontade de Deus, tudo daria certo, porque Deus é todo amor e só deseja o bem pra todos nós. Não é lógico isso? É completamente óbvio...
Deus não planeja toda a nossa vida, como se fôssemos marionetes. Se ele planejasse tudo o que nos vai acontecer, para o resto da vida, isso contradiria o livre arbítrio, o nosso direito de escolher e até de mudar de idéia, Ele respeita até o nosso direito de errar. Se tudo fosse simplesmente planejado, não poderíamos mesmo pedir nada, porque se não nos estivesse “destinado” não aconteceria. Fora que, acreditar nisso seria acreditar que as nossas dores, as dores do mundo são vontade de Deus. É óbvio que não é assim. Deus é um Deus de misericórdia, Ele nos ouve e nos atende quando julga, sendo Ele dono de toda sabedoria, que o que pedimos é para o nosso bem e para o bem de todos os seus filhos.
Ele nos dá a chance de fazer escolhas, de trilhar o caminho que desejarmos. Mesmo sofrendo, Ele permite porque Ele nos deu um livre arbítrio. Mas, nos fez diferente dos animais, nos deu a inteligência, a capacidade de discernir e de nos arrepender. Por isso, é que existem momentos em que só Deus é a resposta. Ele é a chance de que, mesmo do nosso maior erro, possa se abrir uma porta para que uma enorme graça seja realizada em nós. Ele não é responsável pelas nossas escolhas erradas, mas é a chance de começar de novo. Ele nos concedeu a oração como arma para que todos os nossos pedidos fossem atendidos, porém a oração também nos transforma, a oração perseverante transforma o nosso modo de pensar e até de desejar porque nos leva a refletir que muitas vezes o que estamos pedindo não é a melhor solução ou nos mostra que Deus nos dá força e coragem pra lutar e conquistar com nossas próprias pernas o que tanto queremos. A oração conforta o nosso coração, nos ensina a enteder a vontade de Deus e aceitar, mesmo que isso machuque o nosso coração humano, muitas vezes egoísta ou inerte, que espera por coisas que "caem do céu", literalmente.
Deus é a resposta para todos os nossos questionamentos e a certeza de que nada é impossível!!! E a maior vontade de Deus é nos ensinar a ser felizes, por isso, quando permitimos, Ele nos guia, nos conduz pra que o impossível sim seja reaizado, mas, através de nós.
Ele nos prometeu milagres e nos deu a chance de pedir por isso. Ele nos prometeu que nos atenderia, basta que acreditássemos, que fossemos fiéis a ele e que entregássemos nossa vida em suas mãos. Mas, Ele não prometeu que faria tudo no nosso lugar, que cumpriria com as nossas próprias responsabilidades, nem que pra atender o nosso pedido interferiria no livre arbítrio de outros. Para que os milagres de Deus aconteçam, Ele não precisa de nós, Ele é Deus e poderia sim fazer sua vontade prevalecer independente de nossas escolhas. Poderia até fazer todos os problemas desaparecerem como magia. Mas, Ele quis precisar de nós, por isso Ele se fez homem e viveu em nosso meio pra nos ensinar toda capacidade, todo potencial que existe em nós. Ele quis nos dar a liberdade de escolher porque quis nos ensinar a sermos fortes, batalhadores, aprender com nossas quedas e voltar pra Ele sozinhos, por amor e saber o que fazer com a felicidade quando ela estiver em nossas mãos. Ele não prometeu que seria fácil, mas prometeu que valeria a pena. E, ser feliz vale a pena sempre ou não vale?

Nenhum comentário: