quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Solidariedade é ver a dor do outro doendo em mim"













Nós não somos seres individuais. Nossos atos refletem no outro e nossos direitos terminam quando começam os direitos do próximo.
Mas, o nosso dever vai muito além disso. Estamos aqui pra servir e não pra sermos servidos, nossa missão é viver pelo outro, nos doar pelo outro. Nós fomos criados para amar e ser amor.
São Francisco de Assis dizia: "Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado".
Deus nos abençoou com dons para serem usados em favor do próximo e não de nós mesmos. Nós não podemos viver no nosso mundo particular, como se só houvesse vida em torno do nosso umbigo. A vida vai além do que está a nossa volta e não nascemos pra viver uma vida egoísta.
Tudo que eu tenho me foi dado pra que eu possa servir, pra que eu possa atender as minhas necessidades sim, mas as do meu próximo também.
Não há sentimento pior que a indiferença. Nós não somos livres de responsabilidade por quem precisa de nós. Eu não posso olhar de cima as necessidades das pessoas. Eu não tenho o direito de virar as costas pra realidade dos outros, como se não fosse problema meu.
O mundo é um só e todos nós fazemos parte dele. Todos nós somos responsáveis por ele. E nós precisamos uns dos outros pra viver.
Repetindo, nós não somos seres individuais. O problema do outro é meu também. Nós não fomos criados para apenas viver o nosso mundo feliz, cheio de coisas boas, onde tudo dá certo, enquanto alguém sofre do nosso lado. Se eu estou feliz, não importa se o outro sofre??? Nós não podemos viver a vida automaticamente, fazer o nosso trabalho todo dia, cumprir nossa rotina, sem sentir as pessoas a nossa volta. Nós fomos criados para amar!!!
Ninguém precisa virar um idealista revolucionário pra estender a mão ao próximo, ninguém precisa virar irmão de caridade pra olhar por quem precisa. É no nosso dia a dia, no nosso trabalho, na nossa família, no caminho por onde a gente passa que temos o dever de servir. É olhando para o outro com amor, compreendendo nossas diferenças, sendo gentil, não julgando, perdoando, sendo paciente, ouvindo quem tem necessidade de falar, consolando, aceitando o outro como é, se importando, se pondo a disposição, se esforçando para dar o seu melhor, se colocando sempre no lugar do outro, respeitando, dividindo o que é seu. O que pra nós não custa nada, para o outro pode ser tudo...
A melhor maneira de ser feliz é fazendo o outro feliz, é se sentindo responsável pela felicidade do outro. Nada agrada mais ao coração do que um sorriso de agradecimento, um abraço de gratidão. Nada traz mais paz à nossa alma do que saber que você estendeu a mão, consolou, aliviou ou foi importante para alguém. Nada torna mais agradável o nosso dia a dia do que conviver bem com as pessoas, ter respeito, educação e consideração pelo outro. Nada preenche mais a nossa vida do que se doar pelo outro, nem que seja por apenas um instante.
E São Francisco terminava: "Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna" Amém.

Nenhum comentário: