domingo, 15 de julho de 2007

"Quero tua risada mais gostosa, o teu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa." (Ivan Lins)

Tudo que acontece em nossa vida é consequência de nossas próprias escolhas. Nós temos a mania de culpar Deus por tudo,achar que somos castigados e de que tudo que acontece é vontade de Deus. A única vontade de Deus é que sejamos felizes. Todo resto é consequência do que escolhemos. Nós não somos marionetes de Deus. Ele nos deu a inteligência e mais que isso, nos deu o livre arbítrio pra que nós fizessemos nossas próprias escolhas. Mas, se você pegar um ônibus pra zona norte, nunca vai chegar a zona sul.
É vontade de Deus que alguém morra num acidente de carro? Foi Deus que escolheu dirigir a noite, quando não se enxerga tão bem, ou foi Deus que escolheu dirigir com sono ou alcoolizado, foi Deus que escolheu dirigir em alta velocidade??? Não, os acidentes acontecem por nossas escolhas ou pelas escolhas de um outro motorista, mas mesmo assim foi você que se arriscou ao estar no trânsito. A vida é um risco, a vida é cheia de alternativas e, desde que estejamos vivendo, estamos sujeitos as consequências de nossas escolhas. Foi Deus que quis que o seu filho fosse o rebelde que é??? Deus quis te castigar??? Foi Deus que escolheu ter um filho, em primeiro lugar? E depois disso, foi Ele que escolheu a criação que você deu a esse filho e o tempo que você dedicou aos problemas dele? Não, foi sua escolha o colégio que ele estudou, as roupas que vestiu, os lugares que ele frequentou, os programas que ele assistiu e tudo que você mostrou a ele...e depois, foi escolha do seu flho o caminho que ele ia seguir.
Tenho feito meditação todos os dias. E aprendi que quando as coisas estão dando errado na nossa vida é porque estamos fazendo escolhas erradas. Ouvi, de uma amiga, há um tempo atrás, que eu sempre acho que eu sou a pior das pessoas, quando me acontece um problema. Realmente, eu sempre agi assim. Eu sempre achei que eu era a única a sofrer no mundo e já me deixei acabar de sofrer por causa disso. E não resolveu nada, o meu sofrimento não resolveu o problema, nem evitou que houvessem outros. Todos nós temos problemas. Alguns maiores, outros menores, mas todos consequência dos nossos atos.
Você escolhe também o jeito de lidar com esses problemas. Se o que houve de errado foi consequência da sua escolha errada, talvez seja melhor repensar as suas escolhas, não? A meditação me ensinou que as coisas não vão mudar pra que você mude, você é que deve mudar pra que as coisas mudem. A vida sempre vai oferecer as mesmas opções, você é que deve mudar o jeito de jogar com elas.
Recentemente, aconteceu algo que eu não esperava e doeu. Mas, desta vez, eu vi as coisas por um novo ângulo. Percebi que enquanto eu não aceitasse que eu precisava mudar as minhas escolhas e as minhas atitudes, as coisas iam continuar não dando certo.
Nossa, e como é difícil mudar. Parece que nós nos acostumamos, nos acomodamos, nos conformamos com as coisas e não sabemos fazer diferente. Mas, a mudança é um aprendizado diário e, com muito esforço, a gente pode tudo. A gente pode até cair de vez em quando, errar de novo, levantar e prosseguir.
E sabe o que nos ajuda a crescer??? Ajudar as pessoas... Olhar para os problemas das pessoas e se por a disposição. E, mais que isso, rezar por elas. Isso muda o nosso coração. Nos ensina, em primeiro lugar, a esquecer os nossos próprios problemas, a não valorizá-los tanto. Isso transforma os nossos sentimentos, nos faz enxergar o outro como um ser humano que também tem defeitos e limitações. Nos ajuda a julgar com mais justiça as atitudes das pessoas, a ter mais paciência, a ser mais generoso e compreensivo. Isso nos ajuda a fazer melhores escolhas. Quando pensamos no outro como um ser humano, como nós, com todos os nossos direitos e deveres, sabemos nos relacionar muito melhor e agir de modo que respeitemos essa pessoa e que nos respeitemos também. As pessoas não vão mudar só pela sua vontade, mas você pode mudar o jeito de se relacionar com elas,só mudando o seu jeito de agir.
Bem, tenho ido a missa diariamente, frequentado a academia religiosamente, lido muito e meditado todos os dias. Tenho feito trabalhos voluntários e isso tem me ajudado muito mais do que aos outros, sinto que meu coração muda a cada dia. Há dias em que dá vontade de fazer escolhas mais fáceis, voltar a ter as minhas velhas atitudes, mas aí eu penso que assim nada vai mudar e me permito ter força pra continuar. A vida vai continuar a me oferecer as mesmas opções e eu tenho que estar pronta pra fazer novas escolhas. Existe uma oração que diz: "Deus, me dê forças pra aceitar o que eu não posso mudar, coragem pra mudar o que eu posso e sabedoria pra distinguir entre as duas".
Não é fácil mudar, sempre há quem não te dê crédito e quem te estimule a desistir. Mas, a escolha é sua... Pra Deus nada é impossível... E, que bom que ele nos dá sempre uma nova chance, não é?

Nenhum comentário: