sábado, 15 de outubro de 2011

"Não há nada que se compare com a alegria que vem de Deus" (Eros Biondini)


Alguns realmente não entenderão, talvez, me vejam como fundametalista, sonhadora, radical, obsessiva, nem sei a quantidade de adjetivos que posso receber... Mas, como eu gostaria que cada um que não consegue me entender, se deixasse conhecer o Deus que eu conheço, deixasse que Ele entre em sua vida, abrisse espaço pra que Ele possa agir em todas os seus desejos, suas decisões, suas necessidades... Experimentar ser amados como ninguém nunca conseguirá nos amar, experimentar ser cuidados e protegidos, experimentar ter quem alivie seus fardos...
Como eu queria que todos pudessem sentir a paz que o Espírito Santo pode dar ao nosso coração mesmo em meio aos mais complicados e dolorosos problemas da vida... Como é bom poder confiar em alguém, tendo a certeza de que, por mais estreito e cheio de obstáculos seja um caminho, no fim tudo sempre dará certo. Deus nunca nos falta, nunca.
Como eu queria que todos pudessem enxergar que esse é o único sentido da vida... Vejo tanta dor, tanta miséria, tanto sofrimento nos olhos das pessoas, vejo corações vazios, almas desesperadas e isso também maltrata o meu coração. Me maltrata porque eu não tenho a solução pra nada disso... Lógico que acreditar em Deus em um momento de extrema dor é quase impossível, na verdade o que sentimos é um grande abandono, sentimos como se nosso grito de desespero não fosse ouvido. E quem seria eu pra julgar esse sentimento de revolta, de vazio, de angústia, de desesperança, de aflição?
Deus não ama mais a uns que outros... Deus não me ama mais que ama aquele irmão que não tem onde morar, o que comer...Deus não me ama mais do que ama o pai de família desempregado ansioso e amargurado porque não tem como sustentar seus filhos e tantas vezes nem mesmo pôr comida em sua mesa... Deus não me ama mais que ama a mãe que chora todos os dias pelo seu filho viciado em drogas, seu marido alcóolatra... Deus não me ama mais que os doentes, que os que sofrem em leitos de hospital e as famílias que deles cuidam... Deus não me ama mais que ama as crianças que sofrem violência física, emocional, que são abusadas sexualmente... Deus não me ama mais que ama a ninguém...
Não culpem a Deus por todas essas situações... Deus poderia sim interferir... Mas, Ele nos fez uma promessa. Deus nos prometeu jamais interferir no livre arbítrio. Nós é que somos responsáveis por tudo isso... Difícil aceitar essa resposta, mais fácil explicar de outras maneiras, entretanto, essa é a verdade. Cada um de nós paga por nossas próprias escolhas, pelas escolhas de outros e até mesmo herdamos as escolhas dos nossos antecedentes. Sempre foi responsabilidade do ser-humano. E, por isso, afirmo, somos responsáveis sim por tudo que acontece a nossa volta... Não existe essa de que eu vivo a minha vida e fecho os olhos para o que me rodeia.
Deus é amor... E é desse amor que falo agora... O amor capaz de fazer nossa escolha mais errada se reverter em algo bom, mesmo que não seja em nosso favor. O Deus de quem falo é o Deus que chora conosco todos os dias por nossas aflições... Ele não invade o coração de ninguém. Ele não vai curar um alcóolatra como se isso fosse magia, Deus não é nenhum "feiticeiro"... Ele cura sim, mas a cura vem do nosso esforço próprio, das nossas escolhas, da nossa força de vontade. Deus pode nunca trazer de volta para uma mãe um filho que se perdeu no vicio das drogas, essa decisão tem que ser de vontade desse filho, se Deus forçasse algo desse tipo não estaria respeitando o direito de livre escolha que dá a cada um de nós, mas Deus pode consolar o coração dessa mãe, fortalecer, iluminar para que ela possa ajudar esse filho da melhor maneira... E, Deus também pode tocar o coração dessa criatura, se ele quiser se abrir, e, como posso testemunhar, depois de muito joelho no chão e luta diária, esse filho pode sim ficar curado e levado de volta ao braços dessa mãe.
Existe uma história que sempre tocou meu coração e que traduz a fé pra mim: Conta-se que havia uma senhora muito pobre, miserável, mas que tinha muita fé em Jesus... Fé essa que transparecia em seu olhar e em seu rosto sempre alegre, por maior que fossem as dificuldades que ela passava diariamente. Perto ao barraco onde vivia essa mulher, havia uma mansão, habitada por um milionário solitário, amargo e ateu. Sempre que o mesmo passava pelo casebre dessa senhora se sentia incomodado com tanta alegria vinha daquela casa. Ele não podia entender. Ele vivia numa casa enorme, conta bancária recheada, carro do ano, rodeado de pessoas, mas sempre se sentia vazio. Ele não se conformava... A ponto de incomodar diariamente a velha senhora com piadas, sarcasmos, apelidos. Ele era incapaz de ignorar aquela situação e seguir com a sua vida. Certa vez, ele passeava em seu carro importado, num dia de sol quente de verão... a senhora estava se dirigindo pra casa a pé carregando sacolas e com seus três filhos a acompanhando. O homem, ao ver tal cena, para o seu carro perto da familia, o que por instantes surpreendeu a senhora pela atitude generosa de oferecer-lhe carona, mas tudo que ele queria era caçoar da pobre mulher e da sua fé, perguntando como ela conseguia acreditar em um Deus que permitia que ela passasse por tanta luta enquanto ele, sem precisar de Deus algum, podia curtir os prazeres da vida. A senhora silenciou o seu coração, pediu que Deus o perdoasse por não saber do que falava e seguiu seu caminho. O homem não podia aceitar, aquilo o consumia, o incomodava...e esperava uma oportunidade para mostrar que estava certo. Era um domingo, ele passava pela casa da familia pobre, quando ouviu uma oração desesperada daquela humilde criatura. Ele ouvia a senhora clamando, em lágrimas, a Deus, por misericórdia, porque naquele dia, ela não tinha nem mesmo pão pra alimentar seus filhos. O homem acreditando em sua astúcia, pensou ser o momento perfeito pra provar para aquela mulher que o Deus a quem ela tanto amava era apenas uma mera ilusão. Com seu dinheiro, foi a padaria mais cara da cidade, pediu o maior e mais bonito pão e pediu que embalassem com todo carinho. Voltou, então, a casa daquela mulher que ainda se mantinha de joelho em oração e jogou o pão pela janela, enquanto se escondia pra ver a reação da mesma... Quando viu aquele pacote, o coração da mulher acelerou, ao ver aquele pão lindo e apetitoso, voltou a se ajoelhar juntamente com seus filhos e todos cantavam glórias a Deus, um milagre acontecera. O homem não se conteve e logo interrompeu a família gritando e gargalhando, dizendo que Deus nenhum havia realizado milagre e que ele é que havia comprado aquele pão pra pregar uma peça na mulher. A senhora olhou para aquele homem com os olhos cheios de amor e misericórdia e respondeu: "Foi sim o meu Deus que, ouvindo a necessidade do meu coração, realizou esse prodígio. Quando Deus quer realizar uma graça em nossa vida, Ele pode usar até mesmo o diabo como instrumento".
Não sei se aquele homem passou a acreditar nesse amor de Deus ou se seguiu com sua vida superficial, materialista e solitária... Mas, essa história, real ou não, resume o Deus que eu tanto gostaria que todos conhecessem...
Talvez olhem pra minha vida e só vejam o que é aparente... Meus problemas são infinitamente menores do que os da maioria dos meus próximos, o que não significa que a minha cruz não dói, não machuca, não causa ferida... Mas, eu tenho aprendido a agradecer a Deus não só pelas alegrias, mas também pelos momentos de tristeza. Tenho agadecido não só pelas conquistas, mas pelas perdas também. São nesses momentos que crescemos, que amadurecemos. É aqui que Deus tem abertura pra nos capacitar...
É fato que Deus usa da minha dor, da minha espera pra me capacitar... Estou vivendo uma missão que Ele escreveu pra mim e meu coração a cada dia aceita e se felicita um pouquinho mais com isso. Tenho me sentindo honrada em Deus não ter me permitido viver conforme a minha vontade... Ele podia fazer mais por mim e de fato está fazendo... Eu não teria enxergado isso antes, mas, se as coisas acontecessem do jeito que eu queria, na hora que eu queria, provavelmente eu teria impedido que muitas bençaos que tenho recebido acontecessem. Obedecer não é facil, dói pra caramba, mas vale a pena...
É palavra de Jesus que aquilo que podemos não entender agora, entenderemos um dia.. Quando parece que tudo estava dando errado, acontecem coisas fantásticas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo... Deus faz tudo com perfeição, Ele me fez um promessa e cumprirá, seja quando for, porque será no tempo certo. Ele podia fazer mais por mim e aqui Ele manisfestou sua compaixão... Toda a dor da minha espera foi a manifestação da misericórdia de Deus que tinha outros planos maiores pra mim. Não há mesmo alegria maior que a alegria que vem de Deus... Diferente do que muitos acreditam, Deus não é alguém distante...A verdadeira alegria não vem do que está fora de nós, mas do que está dentro de nós. Nós temos Deus dentro de nós, nós somos a morada do Espírito Santo... Logo, a alegria, a paz, a felicidade, o amor, estão bem dentro de nós aguardando apenas que permitamos que o Espírito Santo os deixe fluir... Os problemas não vão acabar por causa disso, mas só quem se sentiu "embriagado" pela ação do Espírito Santo pode compreender como eu gostaria que todos pudessem conhecer esse "entorpecente" amor de Deus.

Nenhum comentário: