quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Nunca se envergonhe se não puder conter suas lágrimas, pois são à elas concebido, o divino direito da dor."


Não podemos esperar que o outro nos entenda, já que é tão dificil, até mesmo pra nós, expressarmos o que sentimos. O que para um é uma grande besteira, pra outro é tão importante. O que não significa nada pra um, dói demais no coração do outro. Fazer o que? Quem dera se pudéssemos controlar sempre nossos próprios sentimentos. Seríamos todos sãos...
Sentimentos são coisas pelas quais não temos o menor poder e mesmo assim somos julgados, como se sentir dor fosse uma escolha. Imagens, lembranças, pessoas deixam marcas em nossa alma, sim, e, quando menos esperamos, essas marcas fazem nosso corpo todo doer, por mais que queiramos evitar isso.
Explicação pra isso? Se houvesse explicação, todos já estariam perto de saná-las. E nem a ciência ainda descobriu o que se passa na mente do ser-humano após séculos de estudo.
O que não temos é direito de julgar o outro pelo que não conhecemos. O ser-humano sofre sim, o ser-humano carrega muitas dores sim, o ser-humano está cada vez mais machucado. E é fácil julgar, porque assim tiramos nossa responsabilidade de nos envolver. Fora o pensamento de que se não acontece comigo, então é mentira.
As experiências que vivemos nos ensinam muito, mas, muitas vezes, deixam um grande vazio, um buraco tão grande no peito e, quando menos percebemos, sentimos o ar passar através dele descobrindo que ele ainda está ali.
Quem em sã consciência gosta de sofrer, meu Deus??? Será tão difícil tentar olhar para o outro, mesmo que nunca consigamos entender o motivo da sua dor, mas ter piedade por aquilo que nem ele mesmo sabe explicar.
Palavras não mudam o que o coração sente... O futuro não muda o passado, o futuro não preenche o buraco que o passado causou. É como se você olhasse no espelho e visse uma imagem diferente do que a vida te fez acreditar que você é. Por isso, não julgue o que você não conhece. Se não pode entender, ao menos se compadeça, porque não é fácil tentar controlar um sentimento e não conseguir.
Não é fácil quando uma lembrança faz com você esqueça que aquilo já passou e, na verdade, não vai acontecer de novo. Não é fácil tentar se ver com a mente, ver o quanto você cresceu, conquistou e quantos motivos pra ser feliz te rodeiam, quando as marcas do seu coração dizem que você está errada. Não é fácil crescer, levantar, continuar caminhando perseverante se aquele buraco sempre volta a doer... Não é fácil.
Não é fácil ter consciência que você não devia sofrer, que não existe motivo pra se sentir triste, já que você tem uma vida maravilhosa e um futuro cheio de possibilidades. Não é fácil ouvir nada disso, porque faz doer ainda mais. Sentir culpa por sofrer é pior do que a dor em si. Se sentir ingrata, egoísta, sem poder controlar a angústia e o vazio que você sente é cruel. É isso que sente o coração que você tanto julga. Esse coração não consegue controlar o que sente, essa vida não tem controle sobre o seu próprio corpo, sobre o seu próprio humor.
Você julga pensando o que? Pensa ser agradável? É humilhante admitir tudo isso... Por isso, não julgue. Se não sabe o que dizer, não diga. Se não consegue entender, pense nessa pessoa com carinho e não com julgamento, se você nunca se sentiu assim, jamais vai conhecer o que se passa com o outro.
Porque mais dificil que sentir tudo isso é ter necessidade de dar explicação quando, na verdade, você não quer dar explicações nem pra si mesmo. Mais dificil que perder o controle sobre o que você sente é se sentir obrigado a olhar para os outros se você não quer nem mesmo olhar pra si mesmo. E sabe o que é pior? Ser chamado a atenção, ouvir piadas, ouvir palavras rudes, por algo que ninguém nunca vai entender, se nem você mesmo se entende e não pode controlar. Isso te faz mais impotente ainda...
Tudo passa, tudo sempre passa... Mas, esse é um momento só nosso. É um encontro com você mesmo, não julgue isso. É irracional, sim, mas não podemos evitar. É aqui que se cresce, se amadurece, porque essa é uma dor só nossa. E quem sabe, assim, a cada dia conseguiremos ver melhor a verdadeira imagem refletida no espelho.

2 comentários:

Fernanda disse...

Poxa, Mônica, nós nem nos conhecemos mas parece q vc escreveu tudo isso especialmente pra mim, pro momento q estou passando... Vc deve ser um anjo q Deus enviou pra ajudar as pessoas, obrigada pelas suas palavras, q bom q vc é amiga da Michelle pq assim pude chegar até vc!!!!! Muital luz pra vc, pra q vc continue ajudando as pessoas com está me ajudando agora, mesmo q virtualmente. Muito obrigada mesmo, de coração, bjinhos, Fernanda;

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.